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Consulta pública sugere retorno presencial das aulas pelo Ensino Superior ou Médio

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data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

O governador Eduardo Leite (PSDB) divulgou, na tarde desta quinta-feira, durante live, o resultado da consulta pública sobre retomada das aulas presenciais no Rio Grande do Sul. Foram ouvidas  entidades representativas das áreas da educação, saúde e proteção à criança e ao adolescente de 441 municípios entre os dias 3 e 12 de julho.

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A única definição do Estado até agora é que quando as atividades presenciais forem retomadas, elas serão feitas por etapas. Com isso, o principal papel da pesquisa é ajudar o governo a definir qual a ordem do retorno por etapa de ensino. Entre quatro cenários apresentados, o mais votado foi o que inicia pelo Ensino Médio e Técnico, depois os anos finais do Ensino Fundamental, na sequência os anos iniciais do Ensino Fundamental, posteriormente o Ensino Superior e, por último, a Educação Infantil

Entretanto, quando as entidades puderam elencar de forma livre a etapa de retorno de cada nível, a mais escolhida foi o Ensino Superior e depois Ensino Médio e Técnico, Ensino Fundamental (primeiro anos finais e depois anos iniciais) e, também, por último, a Educação Infantil

Os órgãos ligados a Educação Especial votaram, ainda, que esta etapa de ensino seja a última, alegando que a maioria dos alunos fazem parte do grupo de risco da Covid-19.

Naquelas escolas que ofertam aulas em turno integral, como a educação infantil e ensino fundamental, a maioria das entidades votaram para que essas instituições trabalhem somente em um único turno. 

PROTOCOLOS
Além dos cenários de retorno, as entidades também puderam sugerir protocolos que deverão ser adotados na volta às aulas presenciais. Todas sugeriram o distanciamento entre alunos e o reforço da higienização. 

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Além disso, também foram citadas as possíveis dificuldades da educação neste retorno, como o transporte escolar. Foi sugerido que se elabore um protocolo específico para o transporte, que inclua a redução de alunos dentro de um mesmo veículo e até mesmo a contratação de monitores para auxiliarem essas crianças. 

Os órgãos também pediram o aumento de suas estruturas físicas, como banheiros e pias, além de mais recursos humanos e financeiros. 

Leite salientou que todas as sugestões serão avaliadas, mas que até o momento não se tem definição do retorno. O ensino presencial gaúcho segue sem data para voltar. Até agora, aulas presenciais só estão liberadas para atividades essenciais de conclusão de curso e os chamados cursos livres, como idiomas, pré-vestibulares e capacitações, mas somente quando o município estiver em bandeira amarela ou laranja.

AS ENTIDADES OUVIDAS (veja a pesquisa completa aqui)

  • 45,3% Conselho de Políticas Públicas (346 conselhos, 344 municipais - um Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e os demais de educação - e 2 estaduais - CEED e Conselho Estadual de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra do RS) 
  • 36,4% Rede de Ensino (públicas municipais 266 -Secretarias de Educação - e públicas estaduais 10 - Coordenadorias Regionais)
  • 12,1% Organização de Sociedade Civil (92 Apae, Associações Comunitárias, etc)
  • 4,1% Rede Assistencial/ Ent. assistenciais (8 CRAS e CREAS, 21 Centros Assistenciais, FASE)
  • 1,1% Ent. Sindical ou Ent. Representativa (FADERS e SINEPE, COMUNG, UNDIME, FAMIURS, FACPM)
  • 0,7% Rede de Saúde (vigilância epidemiológica)
  • 0,1% Conselho Tutelar 

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